terça-feira, 29 de junho de 2010

“Lula será meu conselheiro”, diz Dilma


Em entrevista ao programa Roda Viva, na TV Cultura, a candidata pesita à Presidência, Dilma Rousseff, afirmou que o presidente Lula será seu conselheiro caso seja eleita em outubro. “Nós mudamos o Brasil em uma parceria que fiz com o presidente. Vou querer que ele me aconselhe e me ajude a aprovar reformas importantes”. A ex-ministra ponderou, porém, toda essa participação. “O presidente jamais seria capaz de interferir indevidamente em um futuro governo”. Segundo Dilma, Lula sabe como exercer esse papel.
Nesse momento da entrevista, a petista voltou a se defender da ideia de que seria apenas ”um poste de Lula”. “Eu compreendo que alguns queiram dizer que eu sou um poste, mas acho que isso não me transforma num poste”, declarou. Dilma diz ter experiência administrativa, já que participou ativamente do governo nestes últimos anos. Para ela, existe um “confusão deliberada entre experiência eleitoral e experiência administrativa” – em resposta a críticas de que seu adversário, o tucano José Serra, é mais preparado do que ela por já ter concorrido a diversas eleições. “Concordo que não tenho experiência eleitoral, mas fico pensando se isso não é uma vantagem em um quadro em que existe tanto desgaste político”.
Economia – Em relação à economia do país, Dilma voltou a defender a desoneração dos investimentos e o aumento da competitividade no setor industrial. “É importante diminuir a carga tributária sobre investimentos, sobre empresas que tenham folha de salários maiores e fazer uma tributação mais proporcional”, afirmou a candidata. “Sou pessoalmente a favor da redução de impostos na área de energia elétrica”.
A petista diz não acreditar que o governo Lula tenha manipulado o Banco Central. “O BC tem uma autonomia operacional e está indo muito muito bem”. Em seguida, questionada se Henrique Meirelles continuaria ou não à frente da instituição, Dilma disse que enquanto não for eleita, não nomeará nenhum ministro e não falará sobre cargos.
A gravação do programa terminou pouco mais de 20h e a petista não concedeu coletiva à imprensa. Segundo sua assessoria, a candidata estava atrasada para outro compromisso esta noite – um jantar não divulgado em sua agenda pública.
O programa Roda Viva será exibido às 22h desta segunda-feira, na TV Cultura.
(Marina Dias, de São Paulo)

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
SER HUMANO, PROCURANDO A PERFEIÇÃO,PROCURANDO O SEU CAMINHO....